Ocorreu um erro neste gadget

quarta-feira, outubro 31, 2012


Resenha: Politicamente Incorreto

Comments
Oi pessoal!
Está todo mundo bem? Espero que não esteja derretendo com esse calor, a situação está meio crítica... enfim, vamos a resenha de hoje.


Autor: Danilo Gentili
Editora: Panda Books
ISBN: 9788578880873
Páginas: 112
Ano: 2010

Sinopse: Um stand-up comedy brasileiro 100% sobre política, com transmissão ao vivo pela internet: assim nasceu este projeto de Danilo Gentili. O show foi um sucesso, com mais de 1,2 milhão de computadores ligados e citado no TT World do Twitter, ganhando até uma página oficial no site explicando em inglês o que era o evento. Como o Brasil é o país da piada pronta, Danilo traz neste livro textos do show e muitos outros inéditos sobre políticos e suas falcatruas, com seu humor típico, ácido e sem pudor. Ele escancara as portas do Planalto Central e não poupa ninguém. Um divertido - e lamentável - panorama da política brasileira. E como vivemos numa democracia, ria deles antes que riam de você!

Este é um livro que nunca me interessou, acabou caindo em minhas mãos pelo fato de sair de casa e esquecer de colocar um livro na bolsa, peguei este no serviço de um amigo para não passar o dia em branco, e bom ainda estou me decidindo se era melhor ficar sem ler algo durante o dia.

Primeiramente tem que se ressaltar que "Politicamente Incorreto" não nasceu para ser um livro e sim um texto de stand-up, pelo que li no início do livro os fãs do autor pediram para o texto ser publicado em livro, e pronto temos o livro em mãos. Creio que o texto possa funcionar em um palco, mas para o livro não funcionou muito bem, percebemos que é apenas algo para ser apresentado, nada que tenha um enredo completo, são coisas soltas e que em alguns casos têm algo em comum.

Quanto ao enredo, bom, a capa já deixa claro que fala de política, e sim é somente sobre política e políticos do nosso Brasil. É um tema que com certeza pode ser bem explorado, afinal o que não falta é escândalos políticos por aqui, e quando bem usado pode ser até visto como algo politizador para quem não se interessa pela real situação do Brasil.

Porém (sempre tem um porém), a escrita do Danilo, e creio que os shows dele também são um meio de despolitizar e alienar seus fãs, ele mostra a política apenas como piada, algo que não pode nem deve ser levado a sério, reclama e aponta tudo e todos, e por consequência eu enxergo uma legião de pessoas desinteressadas na política de nosso país, apenas em criticar sem pensar em uma solução.

O livro é pequeno, e como disse não me agradou, mas tenho certeza que sou uma exceção, vi alguns comentários por aí e em sua maioria bem positivo, e é aí que tenho certeza que o pessoal se acomoda em apontar as falhas ao invés de procurar soluções.
Enfim, se você gosta do show do Danilo vai gostar do livro, porém é o show dele sem tirar nem por, não terá nenhuma novidade, se ele não te agrada nos palcos, passe longe.

Beijos
Lis
/
Related Posts with Thumbnails
 

Design by / Thema base