Ocorreu um erro neste gadget

sábado, fevereiro 25, 2012


Resenha: De uma só sorte

Comments
Oi gente!
A resenha de hoje é de um livro que viajou muito até chegar aqui, veio de Portugal e foi o primeiro livro do autor Tiago Gonçalves, que já foi entrevistado aqui no blog, quem não leu a entrevista é só clicar aqui, então 'bora conferir a resenha...

Autor: Tiago Gonçalves
Editora: Edita-me
ISBN: 9789898262363
Páginas: 64
Ano: 2010

Sinopse: Presa num mundo sem profundidade, a visão de Manuela não alcançava para além de seu campo, isolada do seu pensamento e ambição, a sua vida poderia presumir-se a um eterno movimento circular, constantemente voltando ao ponto de partida, quando parecia estar prestes a escalar as paredes que restringiam a sua vida. Sem ambição que gerasse qualquer opção. A vida era simples e resumida, não fossem os acontecimentos do seu mundo serem bem maiores do que o espaço ao qual se restringia. Espaço e mundo no qual ninguém queria entrar.
Esta obra abre, para si, as portas deste mundo.

"A sua vida podia resumir-se em pequenos factos, aliás para os demais a sua vida era isso mesmo, pequenos factos" Página 13

De Uma Só sorte nos apresenta a vida de Manuela, uma menina que foi forçada a virar mulher por conta de um casamento extremamente cedo.
Uma narrativa simples e dinâmica para apresentar o cotidiano desta jovem mulher, uma rotina rural e acomodada com as situações que a vida lhe deu.

A narrativa é feita em em terceira pessoa, mas com o foco e sempre em Manuela, o mais interessante desta narrativa é a proximidade que o leitor sente com a protagonista, já no primeiro capítulo nos identificamos com Manuela, como se pudéssemos observar suas ações e não apenas ler.
Os capítulos são  curtos, o que torna a leitura bem mais rápida. Há variações do tempo, em alguns momentos retornamos ao passado de Manuela para compreender o que ela havia passado até ali, não temos um tempo exato da narrativa, mas que fique claro que o autor foi feliz na construção dos capítulos, pois mesmo o tempo não sendo regular o leitor não fica perdido.

O livro se torna torturante em alguns pontos, temos a vontade de gritar com a Manuela, sua vida realmente é um círculo, mesmo com a sorte não sorrindo para ela, ela continua estacionada em sua vida, não faz nada para mudar. O pior é que vejo isso um reflexo da realidade, pessoas que se acomodam, não por preguiça, mas por achar que não conseguem mais do que isso. É complicado, é a história de uma mulher do campo, mas suas ações refletem muito nas mulheres urbanas da nossa sociedade.

Bom, no geral eu gostei muito do livro, embora acho que o autor poderia ter explorado mais o cotidiano de Manuela, mostrar mais do seu ponto de vista dos acontecimentos de sua vida.
Infelizmente o livro não está a venda no Brasil, mas caso queira comprar é só acessar o site do autor que lá tem o link para a compra.

Beijos
Lis
/
Related Posts with Thumbnails
 

Design by / Thema base