Ocorreu um erro neste gadget

terça-feira, julho 27, 2010


Testemunha da acusação

Comments
Testemunha da acusação
Autor: AGATHA CHRISTIE

“Em Testemunha da acusação e outras história, a Rainha do crime apresenta quatro grandes textos da dramaturgia - Testemunha da acusação, A hora H, Veredicto e Retorno ao assassinato. No livro que dá nome à coletânea, Agatha Christie cria uma emocionante trama de tribunal - Leonard Vole é acusado de assassinar uma mulher mais velha, de quem era o único beneficiário no testamento. O julgamento foge ao controle quando a mulher do réu aparece para testemunhar contra o marido.”



Crítica da Lília: Uma obra-prima do subgênero tribunal. Uma história que me fascinou. Um tribunal, onde o advogado tem que usar de recursos muitas vezes simples, mas inteligentes, para livrar (ou condenar) alguém. Esse tipo de argumento também serviu para alguns autores fazerem grandes livros a partir de importantes fatos reais que conhecemos.
O livro trata-se de um conto de Agatha Christie. Nessa película ela mostra personagens muito bem escritos e um suspense digno de poder chamar o livro ser chamado clássico.
A história original é na verdade somente um pequeno. Ele nos conta a história do advogado que, recebe uma visita especial, e acaba se vendo envolvido novamente em um caso de tribunal.
Esse advogado é Sir Roberts, um dos mais afamados criminalistas da cidade. Todos os "casos perdidos" são enviados para ele, que tem a fama de transformá-los em "casos vencidos". Um homem, Leonard Vole, que é acusado de assassinar uma mulher mais velha para obter dela suas riquezas, já que era o único beneficiário no testamento, entra em sua sala e pede que ele lhe ajude, Sir Roberts resolve assumir o caso. O único álibi de Sir Vole é o testemunho da sua esposa, Sra Vole, uma mulher fria e calculista. A tarefa de Sir Roberto fica praticamente impossível quando Sra Vole concorda em ser testemunha, não da defesa, mas da acusação, testemunhando contra o marido. A partir desse ponto prefiro não mais comentar o que vem a acontecer no desenrolar da trama, pois brilhantemente somos presenteados com muitas reviravoltas (às quais algumas foram adicionadas à história original de Christie) e diálogos fervorosos, deixando o leitor grudado na cadeira ou no sofá, torcendo para que se descubra logo a verdade. Confesso que não desconfiava do desfecho em nenhum momento do livro e acho que você, leitor, também não conseguirá adivinhar.

/
Related Posts with Thumbnails
 

Design by / Thema base